domingo, 18 de março de 2012

Transição


"Essa é a oração que um buscador de verdade pode fazer: “conduza-me da mentira para a verdade; da escuridão para a luz; do veneno para o néctar; da morte para a imortalidade”.(...) Ela também pode significar: Oh senhor! Venha e habite meu corpo, minha mente, meu intelecto e meu coração, de forma que ninguém possa dizer que somos diferentes. Que eu seja Um contigo; que cada palavra que saia da minha boca, seja a expressão do Teu santo verbo; que cada ato por mim praticado seja a expressão da Tua santa vontade.
Mover-se em direção ao real, significa mover-se em direção ao testemunhar; tornar-se uma testemunha passiva que somente assiste o fluxo divino passando pelo corpo. Testemunhar passivamente significa não julgar, conceituar, classificar ou interpretar.
O Eu consciente se torna uma testemunha passiva de Sachcha, que é a verdade total; a deidade universal, ou ainda o Eu divino que, às vezes, eu chamo de amor. Mover-se em direção ao real, significa tornar-se um canal puro. Um canal puro é um canal sem interferências geradas pela identificação com o que está acontecendo (que é quando a mente assume o comando e começa a julgar, classificar e interpretar o fenômeno).
Tornar-se um canal puro, significa tornar-se vazio. O Arjuna interno, que é o ego consciente, somente observa o que se passa, mas não interfere. Isso é o mesmo que seguir o fluxo da existência; é o mesmo que permitir que o rio flua em direção ao oceano, porque esse fluxo que passa por você é um raio que se move em direção à totalidade; um raio de afirmação que se move em direção a tudo o que é alegre, positivo, próspero e construtivo; que se move em direção à união.
Nesse momento, sabemos claramente que essa é a direção da nossa prece. Sabemos que não há outro pedido a ser feito. Porque, intelectualmente, já foi possível concluir que estamos aqui para transitar desse estado de separação e isolamento, para o estado de união; do egoísmo para o altruísmo; do medo para a confiança; do ódio para o amor. Sendo assim, essa oração é perfeita.
Porém, quando esse trânsito começa de fato a acontecer, as coisas podem não ser tão simples. Quando, de fato, o Divino começa a querer te pegar; quando você sente esse raio de afirmação passando por você e levando-te em direção à união; quando você sente as suas águas internas se movendo em direção ao oceano… Talvez não seja tão simples.
É isso que está acontecendo aqui: nós cantamos, oramos… E profundos e belos ensinamentos são transmitidos. Mas, na verdade isso é somente a superfície do que está acontecendo. O que está acontecendo é um fenômeno que vai além das palavras, e que se dá no nosso encontro, que acontece no espaço de silêncio entre as palavras. Esse fenômeno pode ser traduzido em purificação de karmas e samskaras, ou seja, no apagar dos rastros deixados por você, para que você realize o que esse mantra significa; para que você possa, de fato, unir-se ao Real."  Prem Baba


ღღღ


Um comentário:

  1. Namastê!
    Olá Mariana!!
    Que linda oração, texto informativo e muito claro!!

    Tenha uma Semana Iluminada!!
    Paz e Luz!!

    ResponderExcluir